sexta-feira, 21 de maio de 2010

60 ANOS DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

A Igreja celebra, hoje, na liturgia, a Vigília de Pentecostes. É um convite a todos nós para nos prepararmos para a Solenidade de Pentecostes que será celebrada amanhã, cinqüenta dias após a Páscoa, a ressurreição do Senhor.
As ENS comemoram 60 anos de presença e atuação no Brasil. É um movimento de espiritualidade conjugal, onde os casais equipistas procuram viver sua vocação matrimonial ajudados pela prática dos chamados “pontos concretos de esforço” e pelo apoio de outros casais membros da equipe. As ENS foram fundadas pelo Pe. Cafarrel, na França, durante a 2ª Guerra Mundial. Elas se espalharam pelo mundo afora e o Brasil é o país onde as ENS mais cresceram. Quem pertence as ENS, sabe quão valioso é o movimento para o casal viver a sua vocação matrimonial e sua missão no mundo de hoje!

Jesus, no evangelho de hoje, nos diz que é Ele quem nos dá o Espírito Santo. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. “Jesus falava do Espírito Santo que deviam receber os que tivessem fé nele, pois ainda não tinha sido dado o Espírito Santo porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.”
O Espírito Santo é fruto da ressurreição de Jesus. É o presente mais precioso que Ele nos deu, pois é pelo Espírito Santo derramado em nossos corações que nos tornamos filhos de Deus por adoção, desde o nosso batismo, adoção filial cuja manifestação plena aguardamos, como afirma São Paulo no texto da Carta aos Romanos, proclamado na segunda leitura.

No sacramento da Crisma recebemos, de modo particular, o Espírito Santo com seus dons para testemunharmos o Evangelho de Jesus Cristo perante o mundo. Na Eucaristia, Jesus nos dá o seu corpo e o seu sangue para nos comunicar o Espírito Santo.
É o Espírito Santo que leva a bom termo toda a ação evangelizadora da Igreja e suscita na Igreja os diversos serviços, carismas, as diversas formas de vida consagrada, os movimentos apostólicos. É ele quem realiza a comunhão, a unidade na Igreja em meio a diversidade dos dons que ele distribui na comunidade eclesial. É ele quem nos une a todos a Cristo e nos une uns aos outros em Cristo. O Espírito Santo faz na Igreja o que a alma faz nos membros do corpo humano.
Agradeçamos a Jesus que morreu por nós e foi glorificado para nos dar o Espírito Santo, que nos une a Ele e nele nos une a todos os outros, para nos comunicar sua vida divina e fazer de todos nós uma só família, um só povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário