sexta-feira, 21 de maio de 2010

Domingo de Pentecostes

Celebramos neste domingo, último dia do tempo pascal, Solenidade de Pentecostes, o grande dom do Senhor ressuscitado à sua Igreja e à toda à humanidade: o Espírito Santo. Com a vinda do Espírito Santo, Jesus levou à plenitude a sua obra no mundo.

O Evangelho e a leitura dos Atos dos Apóstolos, cada um a seu modo, nos apresentam este Dom único do Espírito Santo. São Lucas situa a vinda do Espírito Santo no contexto da festa judaica de Pentecostes que ocorria 50 dias depois da Páscoa, e na qual se comemorava a proclamação da lei mosaica, no monte Sinai, que constituiu Israel como povo. Por ocasião desta festa, acorriam a Jerusalém, em romaria, judeus de todas as partes. Por isso, Lucas fala que moravam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo.

São João nos apresenta o Dom do Espírito Santo no mesmo dia da Ressurreição. Cristo formou a sua Igreja, reuniu os discípulos, deu-lhes o seu exemplo, comunicou-lhes sua doutrina e depois lhes transmitiu o Espírito Santo para continuar a sua própria missão.

Toda a história da salvação, é a história da manifestação do plano salvífico de Deus aos homens. É um longo processo de aproximação de Deus à humanidade.

A criação é a primeira intervenção de Deus na história da salvação e ela reflete o poder, a inteligência, a bondade de Deus.

No Antigo Testamento, Deus escolheu um povo e o preparou para a sua manifestação mais plena à humanidade por meio do mistério da encarnação de seu Filho. Com a entrada de Jesus no nosso meio, Deus se fez um de nós, partilhou toda a experiência humana, menos o pecado.

Faltava, de certo modo, da parte de Deus uma aproximação ainda mais íntima ao homem. Jesus já o havia anunciado: o Espírito da verdade estará dentro de vós. É este o acontecimento de Pentecostes. Deus não está só próximo, junto de nós. O Espírito de Deus está no nosso interior. Ele é mais íntimo a mim do que eu mesmo e ao mesmo tempo o mais transcendente, como diz Santo Agostinho.

“Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós e que recebestes de Deus?” (1 Cor 6,10). “Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai” (Gal 4,6).

Desde o nosso batismo e de nossa confirmação estamos repletos do Espírito Santo. É Ele quem nos ajuda a entender a Palavra de Deus, nos encoraja, nos anima na tristeza, na depressão, nos momentos de desânimo. Defende-nos contra a mentalidade materialista, consumista que escraviza tanta gente nos dias de hoje. É Ele que nos faz experimentar os frutos de sua presença: o amor, a paz, a alegria, a paciência, a bondade, a doçura, o domínio de nós mesmos.

É o Espírito Santo que nos impulsiona para a missão: os Apóstolos medrosos, encerrados no cenáculo, ao receberem o Espírito Santo, começaram a proclamar as maravilhas de Deus. “Todos os ouviam falar como se fora na própria língua”. O Evangelho é anunciado a todos, respeitando a singularidade de cada pessoa, assumindo e aperfeiçoando os valores de cada cultura.

Será que nos damos conta da presença do Espírito Santo no nosso interior, no nosso coração e no coração de nossos irmãos? É Ele que nos faz ver as pessoas e as realidades materiais na perspectiva de Deus, nos faz ver o nosso irmão dotado de uma dignidade infinita, porque criado a imagem e semelhança de Deus e resgatado pelo sangue de Jesus Cristo e, portanto, merecedor de todo respeito, consideração e amor.

Estamos conscientes de que o Espírito Santo nos foi dado no batismo e na crisma para que testemunhemos o Evangelho perante o mundo e O anunciemos a todas as pessoas, a começar na nossa família, na nossa comunidade, no nosso ambiente social? Você está evangelizando? Quando foi a última vez que você falou de Deus, de Jesus Cristo, do seu Evangelho, da Igreja com alguém de sua família, de seus vizinhos, dos seus companheiros de trabalho?

Quanto mais nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, tanto mais viva, forte, comunicativa será a nossa fé, tanto mais criativa e rica ela será em iniciativas. João Paulo II recorda-nos que a nossa fé se fortalece na medida em que a comunicamos aos outros.

Ao concluir, convido todos os fiéis da Arquidiocese de Aparecida para a “Festa do Povo de Deus” que terá início, hoje, às 14h, no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. É a festa da unidade do povo de Deus da Arquidiocese de Aparecida. Será um momento de oração, de reflexão e de convivência fraterna.

Peçamos a Virgem da Conceição Aparecida que se deixou guiar em toda sua vida pelo Espírito Santo a graça de cultivar e crescer na intimidade com o Espírito Santo e a docilidade às suas inspirações, a fim de conhecer, amar, imitar Jesus Cristo e anunciá-Lo com novo ardor, com o testemunho de vida e com a palavra no ambiente social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário