sexta-feira, 21 de maio de 2010

Igreja tem o desafio de trabalhar a evangelização sob a influência das novas mídias sociais

O Papa Bento XVI fez um apelo sobre a utilização das novas mídias para a propagação do evangelho de Jesus Cristo, em virtude do Dia das Comunicações.
Em entrevista ao Portal A12 e em sintonia com a solicitação do Pontífice, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, fez uma reflexão sobre o uso das tecnologias no universo digital e a importância da V Conferência de Aparecida.
“A sociedade é muito dinâmica e isso desencadeia mudanças onde a Igreja se coloca diante de desafios para os quais é necessário reunir bispos e religiosos em conferência para encontrar as respostas. Hoje os problemas são comuns e as respostas também, respeitando sempre as particularidades de cada região ou país”, diz o arcebispo e presidente do CELAM, Conferência Episcopal Latinoamericana.

Dom Raymundo afirma que um dos desafios da Igreja, apelo reforçado pelo Documento de Aparecida é trabalhar a evangelização em tempos de grande influência das novas mídias sociais.
“Este é um dos desafios do mundo de hoje, onde o evangelho é entendido e assimilado diante de novas linguagens. E as tecnologias que estão produzindo uma nova cultura, um novo estilo de vida e de pensar, também devem ser utilizadas para se chegar ao evangelho. Com isso, ser capaz de mudar o comportamento, as atitudes e critérios para agir e pensar”, destaca Dom Raymundo.

Panorama da Igreja na América Latina“Eu vejo a Igreja com bastante dinamismo, uma Igreja missionária e que se fortaleceu ainda mais com a V Conferência de Aparecida”, afirmou o presidente do CELAM.
Segundo o arcebispo, mesmo enfrentando problemas, como a escassez de vocações sacerdotais e religiosas, a falta de uma formação mais profunda dos leigos, a igreja tem superado muito desafios apresentado pela atualidade.
“É necessário trabalhar nessa formação para que também os leigos sejam fermento na sociedade e possam transformá-la em um mundo melhor, mais humano, mais justo, mais fraterno”, acrescentou.
Segundo o presidente do Celam, a Conferência de Aparecida demonstrou a preocupação com a formação de discípulos e missionários onde toda a Igreja deve ser missionária e aprender no evangelho.

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo
As Conferências Episcopais marcaram o trabalho da Igreja na América Latina. Todas tiveram influência no planejamento pastoral da Igreja na América Latina e em diversos países.

O CELAM, Conselho Episcopal Latinoamericano, oferece subsídios sobre temas pastorais, teológicos que possam ajudar as Conferências Episcopais também na sua missão evangelizadora.
“O CELAM está sempre a serviço da Igreja e nos últimos quatro anos em nossos encontros, temos a preocupação em abordar os temas sempre, à luz do Documento de Aparecida”, afirma Dom Raymundo.
Sacerdotes, religiosos ou leigos das dioceses podem participar de cursos, através do Instituto teológico e Pastoral, em Bogotá, contribuindo para a reflexão teológica e pastoral da Igreja na América Latina.
“Queremos cada vez mais tornar conhecido o Documento de Aparecida, aprofundar seu conteúdo e fazer com que seja justamente aplicado e vivido nas igrejas”, concluiu Dom Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário