sexta-feira, 2 de julho de 2010

Homilia São Tomé Apóstolo - 03/07/2010


1ª Romaria da campanha dos Devotos - Santuário Nacional

Saúdo cordialmente a todos da Família “Campanha dos Devotos”, os participantes desta celebração eucarística e aqueles que nos acompanham em seus lares através da TV Aparecida, Rede Vida de TV, Rádio Aparecida e Rede Católica de Rádio e através do Portal A12.com Que Deus derrame copiosas bênçãos sobre todos.
O Santuário Nacional alegra-se ao receber nesta Casa de Deus os romeiros da 1ª. Romaria da Família “Campanha dos Devotos”. O Santuário Nacional é obra da generosidade e do amor dos devotos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, assim como, a Rede Aparecida de Comunicação que leva pelos meios de comunicação a mensagem do evangelho aos mais distantes lugares do Brasil.

Celebramos hoje a festa de São Tomé apóstolo. O evangelho que escutamos nos diz que Tomé não confiou no testemunho de seus companheiros que lhe contaram o seu encontro com o Cristo ressuscitado. Tomé queria provas da ressurreição de Jesus. “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, diz Tomé, eu não acreditarei.” Para a nossa vantagem, o nosso bem, Jesus atendeu o desejo de Tomé e ao se deixar tocar por ele, Jesus curou a nossa incredulidade.

Após ter reconhecido Jesus ressuscitado e tocado em suas chagas, gloriosas, transformadas, Tomé faz uma clara e bela profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”! Para Tomé, a partir daquele momento, toda dúvida foi dissipada e o Ressuscitado é o único Senhor, o Senhor de sua vida e professa também sua fé na divindade de Jesus.
Tomé acreditou porque viu, mas nós somos felizes porque acreditamos no Ressuscitado sem tê-lo visto. Acreditamos apoiados no testemunho dos apóstolos e na fé que é dom de Deus. “Acreditaste, porque me viste”, disse Jesus a Tomé, e acrescentou: “bem-aventurados os que creram ser terem visto.”

Todos nós podemos ter um encontro de fé com Jesus ressuscitado, porque Ele está vivo, presente a atuante na sua Igreja. “Ele, como afirma Carta aos Hebreus, é o mesmo ontem, hoje e sempre”. Podemos encontrar a pessoa de Jesus na Sagrada Escritura lida e interpretada dentro da tradição da Igreja; na celebração da Sagrada Liturgia, celebração do mistério pascal de Cristo e, especialmente, na Eucaristia. A vida da Virgem e dos santos é também um lugar privilegiado de encontro com a pessoa do Cristo ressuscitado, pois suas vidas nos estimulam a conhecer, a amar e a imitar Jesus Cristo.

Como Tomé, renovemos nossa fé na presença do Cristo no meio de nós, reunidos em seu nome e, em particular, presente na Eucaristia, nos sinais do pão e o do vinho consagrados no seu corpo e no seu sangue, feitos alimento espiritual para nós e penhor da vida futura.
Ao contemplar a hóstia consagrada, rezemos como São Tomé: Meu Senhor e meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário