sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Boas Vindas - Inauguração da ala dos seminaristas no Seminário Bom Jesus


Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri
Excelentíssimo Dom Nelson Westrupp, Bispo da Diocese de Santo André e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB
Excelentíssimos Senhores Arcebispos e Bispos do Regional Sul 1 e da Província Eclesiástica de Aparecida
Caros Sacerdotes Diocesanos e Religiosos, Diáconos, Consagrados, Seminaristas e Fiéis Leigos

É-me grato registrar o nome de algumas autoridades civis e militares, presentes ou representadas e de algumas pessoas que representam instituições que colaboraram na restauração deste edifício. Peço-lhes que transmitam aos responsáveis o nosso sincero agradecimento.

Sejam todos muito bem-vindos ao Seminário Missionário Bom Jesus para a inauguração desta parte restaurada deste belo e histórico edifício destinado à residência e à formação dos seminaristas maiores da Arquidiocese de Aparecida. Meu agradecimento a todos pela sua presença que muito nos honra e alegra. Meu agradecimento muito especial a Dom Lorenzo, representante do Santo Padre Bento XVI junto ao Governo e à Igreja no Brasil, por ter aceito o convite para presidir esta Eucaristia que oferecemos na intenção de todos aqueles e aquelas que colaboraram com esta obra.

O senhor Núncio dará também a bênção a esta parte restaurada do edifício do Seminário Bom Jesus da Arquidiocese de Aparecida, neste dia em que se celebra em vários lugares do Brasil, a Festa do Senhor Bom Jesus, e este Seminário comemora os 116 anos de lançamento da sua pedra fundamental por Dom Lino Rodrigues de Carvalho, 8º. Bispo de São Paulo, no dia 06 de agosto de 1894. Este edifício grandioso estava destinado a ser “o Seminário Central” do Estado de São Paulo e sul do Brasil.

Em apenas 12 anos, isto é, em 1906, o prédio já estava construído e coberto, e levava na sua fachada o nome de “Casa de Nossa Senhora”, mais tarde, “Seminário Santo Afonso” e, hoje, “Seminário Bom Jesus”. Com a criação de novas Dioceses no sudeste do país, no decorrer do tempo, e a criação da Arquidiocese de Aparecida, em 1958, o Seminário Bom Jesus tornou-se um Seminário Arquidiocesano.

Dom Joaquim Arcoverde, Bispo Coadjutor de Dom Lino, em visita à Roma, no mesmo ano do lançamento da pedra fundamental deste Seminário, apresentou ao Papa Leão XIII o projeto da nova construção que recebeu o incentivo e a bênção deste grande Pontífice.

Ao chegar à Aparecida, em 2004, como Arcebispo desta “pequena mais insigne e querida arquidiocese de todo o povo brasileiro por sediar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, Padroeira do Brasil, conforme escreveu o saudoso Papa Paulo VI, ao Cardeal Mota, primeiro Arcebispo desta sede arquiepiscopal, decidi elaborar um projeto de restauração deste histórico edifício que se encontrava em estado de deterioração.

Após a conclusão, em 2005, do projeto de restauração do edifício, o Santo Padre Bento XVI, anunciou em outubro do mesmo ano, a decisão de realizar a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, junto ao Santuário Nacional e de inaugurá-la, pessoalmente, no dia 13 de maio de 2007.

A decisão do Papa Bento XVI animou-nos a recorrer a generosos benfeitores do Brasil e do Exterior, para que, com suas ajudas pudéssemos iniciar a primeira etapa da restauração do edifício, destinada a acolher com simplicidade e dignidade o Santo Padre Bento XVI e sua comitiva.

Num tempo recorde, em poucos meses, os dois primeiros andares do prédio estavam prontos para receber o Pontífice na sua primeira viagem apostólica intercontinental.

Era a segunda vez que um Papa visitava e se hospedava nesta casa. O primeiro foi o venerável Papa João Paulo II, em 1980, e o Papa Bento XVI, em 2007. O Seminário Missionário Bom Jesus se orgulha de ter recebido estes dois ilustres hóspedes, além de ter acolhido nas décadas dos anos de 20 e 30, a primeira santa do Brasil, a Madre Paulina, que aqui esteve em visita as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que hoje cuidam do Lar Nossa Senhora Aparecida.

Por isso, quisemos recordar e homenagear Santa Paulina e o venerável Papa João Paulo II, colocando na nova capela do Seminário suas imagens para que sirvam de inspiração para nossos seminaristas e, lá do céu, intercedam por eles e seus formadores.

Resta ainda completar a restauração da terceira e última etapa deste edifício, destinada a cursos, retiros, convenções e hospedagem, com o intuito de manter o seminário e o prédio.

Neste momento prefiro não declinar os nomes de todas as pessoas ou de instituições que colaboraram com a restauração das duas etapas já concluídas do projeto de reforma do edifício, com receio de esquecer de mencionar algum nome.

Ao completar a restauração de todo o edifício, será colocada uma placa comemorativa na entrada principal do prédio em memória dos benfeitores e como preito perene de gratidão a todos eles.

Nosso mais profundo agradecimento aos que até agora colaboraram com a restauração do Seminário Bom Jesus, e que Deus retribua a todos com copiosas bênçãos. Que as novas instalações do Seminário possam contribuir para uma preparação de qualidade dos futuros presbíteros desta Arquidiocese, a serviço do povo de Deus.

Obrigado a todos pela honrosa e grata presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário