sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dia da Pátria - 23ª Romaria dos Trabalhadores e Grito dos Excluídos


Hoje, em todo o Brasil, comemora-se o Dia da Pátria – a independência do Brasil. Neste dia, há 23 anos, realiza-se neste Santuário Nacional, a Romaria dos Trabalhadores e, desde a algum tempo, acontece, aqui, e em outros lugares do Brasil, “O Grito dos Excluídos”, manifestação popular a favor de um Brasil com desenvolvimento econômico e justiça social.

“A economia deve ser orientada para a promoção humana, a procura do bem comum, o desenvolvimento integral, político, cultural e espiritual dos indivíduos, das famílias e da sociedade” (Bento XVI). A crise financeira que explodiu no final de 2008 e continua ainda a repercutir, até hoje em alguns países, colocou em evidência que o problema não é a falta de recursos econômicos e sim a gestão dos recursos que, hoje, são enormes, mas sem referência ética. O seu único princípio é que o dinheiro deve produzir mais dinheiro. É preciso unir verdade e caridade nas decisões e planos dos responsáveis do mundo das finanças.

Na primeira leitura que escutamos, Paulo recorda à comunidade do Corinto que, antes de se converterem a Cristo, alguns deles levavam uma vida moralmente má. Graças ao batismo que receberam e à força do Espírito Santo, foram purificados, lavados de seus pecados.

Entre os cristãos pode surgir, contudo, algum conflito interno: alguém pode se considerar injustiçado ou prejudicado por outro. Mas os cristãos não deveriam recorrer aos tribunais dos pagãos para resolver as discórdias entre eles. Os problemas internos entre os cristãos devem ser resolvidos na comunidade pelo diálogo, a correção fraterna, o perdão, como ensina Jesus no evangelho.

Desde que Cristo veio ao mundo, o amor é a medida de todas das coisas e aqueles que pertencem a Cristo pelo batismo, devem se inspirar no exemplo de Cristo para resolver discórdias e conflitos no interior da comunidade.

No evangelho, Lucas narra a escolha por Jesus dos doze apóstolos, seus colaboradores mais próximos. Entre eles, Pedro será estabelecido o chefe do grupo. Aos doze apóstolos, Jesus deu o poder e a autoridade de continuar sua missão evangelizadora e santificadora. “Ide por todo o mundo e fazei discípulos todos os povos”. Lucas sublinha que antes de tomar qualquer decisão importante, como a escolha dos doze, “Jesus foi a montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus”.

Hoje é o Dia da Pátria e estamos em pleno tempo da propaganda eleitoral, período que precede a eleição para Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados. Este é um momento oportuno e importante para nós brasileiros. Temos o poder em nossas mãos de decidir, livremente, secretamente, na cabine de votação, diante de Deus, da sociedade e da própria consciência, com o voto, qual o futuro, qual o rumo que queremos para o nosso país. Para isso, “temos o dever de escolher somente pessoas dignas e capazes de exercer cargos públicos e de excluir os candidatos que segundo nossa consciência, iluminada pela fé cristã, poderão vir a ser instrumentos que violem a lei de Deus.”

Rezemos para que Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, ilumine e proteja nossos governantes, nossas famílias, o povo brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário