terça-feira, 14 de setembro de 2010

Festa da Exaltação da Santa Cruz - Comunidade Canção Nova


Esta festa surgiu em 355 por ocasião da inauguração das duas grandes basílicas em Jerusalém: A Basílica do Calvário e a do Santo Sepulcro. A construção destas duas basílicas foi ordenada pelo imperador Constantino.

O lenho da cruz descoberto por Santa Helena teve sempre um lugar especial na devoção do povo cristão. A festa de hoje celebra também o retorno da cruz a Jerusalém que tinha sido levada para a Pérsia. A cruz de Cristo é ponto de referência da nossa fé e de nossa esperança. Pela cruz, Cristo nos salvou e nos libertou. Ela simboliza o preço pago pela nossa salvação. Agradeçamos nesta celebração eucarística, renovação do sacrifício de Cristo, a entrega livre e por amor de Cristo, para a nossa salvação.

No diálogo de Jesus com Nicodemos, como escutamos no evangelho de hoje, Jesus compara a sua crucifixão com a serpente levantada sobre uma haste por Moisés, no deserto. Os israelitas mordidos pelas serpentes no deserto eram salvos ao olhar para ela. Assim, também “é necessário que o Filho do homem seja levantado para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna”. E Jesus pouco antes de sua paixão havia declarado: “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim. E dizia isso indicando de que morte iria morrer”.

Jesus humilhou-se, tornou-se obediente até a morte de cruz, como afirma São Paulo na carta aos Filipenses, e por isso, Deus o exaltou e lhe deu um nome que é superior a todo nome.
O caminho da cruz se torna caminho de luz, de ressurreição: “Quem quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e venha comigo”.

No tempo de Jesus, a cruz consistiu numa haste vertical fixada no chão e uma trave horizontal que era carregada pelo condenado até o lugar do suplício. O condenado era preso sobre esta trave horizontal e depois levantado. Segundo alguns historiadores Jesus teria carregado esta trave horizontal até o monte Calvário, lugar de sua crucifixão. O discípulo de Cristo deve estar disposto a carregar a sua cruz, a sua trave em companhia de Jesus com a certeza da vitória final.

A cruz que era instrumento de suplício, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, não obstante, seja um emblema tão infame, semelhante aos instrumentos utilizados hoje para os condenados à morte, tornou-se para nós cristãos motivo de glória. “Quanto a mim, escreve São Paulo aos Gálatas, Deus me livre de gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo”. O orgulho de Paulo está na cruz de Cristo, em sua morte e sacrifício por amor, em participar dela e pregá-la como único meio de salvação.

Salve, ó cruz bendita, sinal do amor maior. Foste e és para muitos motivo de escândalo. Para nós, cristãos, és memória da nossa redenção. Em ti fomos redimidos de todos os pecados, de todas as escravidões. Contemplando-te assumimos a missão de também entregar a vida, como fez Jesus, para que todos nele tenham vida. Chegaste a este solo, Terra de Santa Cruz, trazendo amor e esperança. Em ti vemos o sofrimento do Cristo e de todos os homens e mulheres do mundo. Dá-nos a graça de um dia, após nossa peregrinação terrestre, chegar à glória da ressurreição. Assim seja!

Um comentário:

  1. Dom Raymundo , foi uma alegria tê-lo na Canção Nova nos acompanhando em nossa missão do Apostolado Maria aos pés da Santa Cruz peregrinando com a relíquia do Lenho da Santa Cruz. Foi com certeza um dia de grandes graças e já tem sido solicitada a missão em vários outros lugares. Deus abençoe e obrigada pelo carinho com nossa missão.

    ResponderExcluir