sábado, 2 de outubro de 2010

27º Domingo do Tempo Comum - Santuário Nacional


Estamos vivendo neste domingo um momento histórico na vida política de nosso País. Vamos eleger nossos governantes e legisladores para os próximos 4 anos. É uma grande responsabilidade que está nas nossas mãos e que devemos exercer com liberdade e consciência. Não basta eleger; é preciso também fiscalizar os eleitos para exigir deles políticas públicas em favor da vida desde o seu começo até o seu termo natural, políticas em favor do matrimônio e da família, da juventude, educação e saúde. Peçamos nesta celebração eucarística que Deus ilumine os eleitores na sua decisão e guie os que forem eleitos, para que, no exercício do seu mandato promovam o bem comum de nosso povo.

O evangelho de hoje nos convida a crescer na fé: “Senhor, dizem os apóstolos a Jesus, aumenta a nossa fé”! Cada domingo, nós cristãos, nos reunimos em comunidade para celebrar e fortalecer nossa fé. Alimentamo-nos com a Palavra de Deus que nos ilumina no nosso agir; recebemos o corpo e o sangue de Cristo para sustentar nossa fé e compartilhamos a mesma fé com nossos irmãos e irmãs e assim nos sentimos acompanhados e estimulados na nossa caminhada por aqueles que professam e vivem a mesma fé. Daí a necessidade de nós cristãos participarmos nas nossas comunidades da celebração da Eucaristia, cada domingo.

Para nós cristãos, a fé e a missa são inseparáveis. Quem se afasta da comunidade e da missa dominical vai se esfriando na sua vida de fé, até perdê-la completamente. A fé é dom de Deus, mas cabe ao homem, a nós, sustentados pela graça divina, aceitar a Deus e sua Verdade ou rejeitá-lo.

Vivemos numa sociedade que valoriza, acima de tudo, o material, o que se pode demonstrar, o prático. A fé, ao contrário, nos faz olhar para realidades que não se vêem, mas que esperamos, confiados nas palavras de Jesus. O que importa não é a quantidade de fé que temos, mas os seus efeitos, os frutos que ela produz em nossa vida pessoal, familiar, profissional, social. Nesta celebração agradeçamos a Deus o dom da fé e peçamos-lhe a graça de conservar e fazer crescer a fé recebida no batismo. Maria é para nós modelo de fé porque realizou em toda a sua vida a vontade de Deus e a sua fé não vacilou em nenhum momento, nem quando seu filho Jesus morreu na cruz.

Hoje, dia 03, começa a novena em preparação para a festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Este ano, a novena será transmitida pela TV Aparecida e pela TV Canção Nova. Quero convidar você, presente no Santuário Nacional ou que nos acompanha pelos meios de comunicação, para participar conosco da novena, aqui, no Santuário ou em sua casa ou comunidade. “Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos unidos a Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário