quarta-feira, 3 de novembro de 2010

30º Semana do Tempo Comum - 30/10/2010


Hoje, neste sábado, as Irmãs da Congregação das Filhas de Jesus se unem aos romeiros em peregrinação ao Santuário Nacional para agradecer a Deus a canonização de sua fundadora Madre Cândida Maria de Jesus, canonizada pelo Papa Bento XVI, no dia 17 de outubro passado.

A Congregação das Filhas de Jesus foi fundada em Salamanca, na Espanha, em 8 de dezembro de 1871, pela Irmã Cândida e mais cinco mulheres que iniciaram esta aventura, confiadas unicamente em Jesus Cristo e na proteção da Virgem Imaculada. O objetivo da Congregação é promover a educação integral das crianças e dos jovens, em suas múltiplas formas, à luz dos valores humanos e cristãos, dando atenção especial aos pobres, pois como afirmava a Madre Cândida “onde não há lugar para meus pobres não há lugar para mim”.

A promoção social realizada pelas Filhas de Jesus se estende aos imigrantes, aos presidiários e suas famílias, à promoção da mulher, às crianças em situações de risco, aos enfermos, às famílias em dificuldades, aos indígenas e às minorias étnicas. Além das Irmãs, a Congregação conta com leigos e leigas que participam da mesma missão e da mesma espiritualidade.

Depois da Espanha, o Brasil é o país que conta com o maior número de Irmãs das Filhas de Jesus e de alunos em seus colégios.

Louvemos e agradeçamos a Deus pela canonização da Madre Cândida, modelo e exemplo de discípula e missionária de Jesus Cristo. Jesus no evangelho de hoje, que escutamos nos ensina que devemos ser humildes. Maria viveu este ensinamento de Jesus mais do que qualquer criatura: a minha alma exulta em Deus meu Salvador porque olhou para a humildade de sua serva. Caminhar na humildade, na simplicidade, reconhecendo nossas limitações, nossa dependência em relação aos outros, nossas faltas, confiando em Deus, sem desanimar, é o caminho para encontrar a paz em nosso coração. Não desejar coisas extraordinárias, nem buscar honrarias, nem poder, mas estar sempre disponível a realizar projeto de Deus para convosco.

Jesus nos deu o exemplo de humildade para que o sigamos: “Ele apesar de sua condição divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si e tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens. E mostrando-se em figura humana, humilhou-se, tornou-se obediente até a morte, morte de cruz.”

Peçamos a Virgem Maria que nos ensine o caminho da santidade, Ela que soube unir o privilégio da maternidade divina a uma vida de humildade e de simplicidade.

Santa Cândida interceda por nós todos junto a Deus e nos inspire a buscar a santidade, que consiste em realizar em nossa vida a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário