quarta-feira, 3 de novembro de 2010

31º Domingo do Tempo Comum - 31/10/2010


As duas leituras bíblicas que acabamos de ouvir nos transmitem uma mensagem de bondade, de perdão da parte de Deus.

A primeira leitura do livro da Sabedoria nos apresenta um Deus que se compadeceu de todos, que fecha os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Um Deus terno, compassivo, amigo da vida.

Um Deus que criou todas as coisas e, diante do qual, o mundo inteiro é com um grão de areia ou como uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.

Esta onipotência de Deus, porém, não o leva à prepotência, ao contrário, “Ele ama tudo o que existe, porque se odiasse alguma coisa não a teria criado”.

Conta-se que um dos anjos, certa vez, perguntou a Deus como Ele, que é eterno, ocupava o seu tempo. E Deus lhe respondeu: passo o tempo perdoando. Todos nós temos experiência do pecado em nossa vida e como necessitamos do perdão de Deus.

O evangelho nos apresenta Jesus como imagem desse Deus misericordioso, bondoso, descrito pelo texto do livro da Sabedoria.

Dante, o autor da Divina Comédia, chama o evangelista Lucas de “Secretário da misericórdia de Deus”. De fato, o evangelho de Lucas guardou as mais belas parábolas que retratam o amor, a misericórdia de Deus, especialmente para os pobres e os pecadores.

O episódio da conversão de Zaqueu é um desses exemplos. A história de Zaqueu é contada unicamente por Lucas. É mais um exemplo trazido pelo autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos do amor de Deus para com os pecadores, manifestado em Jesus Cristo e da universalidade da salvação que Ele veio trazer à terra. Este evangelista que exalta tanto a pobreza, mostra-nos no evangelho de hoje como a salvação chega a um homem rico. Zaqueu era chefe dos cobradores de impostos, os chamados publicanos. Ficou muito rico a custa de exigir dos outros mais do que era justo. Os publicanos eram detestados pelos seus concidadãos por colaborar com o opressor estrangeiro – os romanos – arrecadando impostos do povo para as autoridades romanas. Apesar disso, Jesus teve uma atenção muito especial para com Zaqueu. Jesus toma a iniciativa e se auto-convida para ir à casa de Zaqueu: “desce depressa da árvore! Hoje eu vou ficar na tua casa”. É claro que essa atitude de Jesus provocou uma grande reação.

Com a visita de Jesus, Zaqueu se converteu, decidiu mudar de vida e reparar o mal que havia feito. “Senhor eu dou a metade dos meus bens aos pobres e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais. E Jesus lhe disse: hoje a salvação entrou nesta casa. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido.”

Deus espera que nos entreguemos a Ele tal como somos. É Ele quem nos vai transformar. Você que, talvez, está se sentindo distante de Deus, lembre-se que ele veio procurar e salvar o perdido. Depende apenas de você aceitar o seu perdão, a sua graça, e viver como Ele nos ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário