segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2º Domingo do Advento - Santuário Nacional




O tempo do advento é um convite para nos prepararmos para a vinda de Jesus. Deus fez surgir da família de Davi um salvador para Israel: Jesus.Na primeira leitura, o profeta Isaias nos apresenta o perfil do Messias que vemos realizado em Jesus: Ele é o filho de Davi. Jessé é o pai de Davi e, por isso, Isaias profetizou que da “raiz de Jessé surgirá o rebento de uma flor, esperança para todas as nações”. O Messias será cheio do Espírito Santo e nos comunicará esse Espírito com os seus dons. O reinado do Messias será eterno, de justiça e de paz. A raiz de Jessé, isto é, Jesus Crucificado “se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-lo as nações e gloriosa será sua morada”.

Paulo no texto da carta aos Romanos que escutamos na segunda leitura, acentua que Jesus, descendente de Davi e Messias de Israel, mostrou seu amor, não só ao povo judeu mas também aos pagãos. Ele salvou a todos e por isso, a convivência harmoniosa entre todos os povos não é só possível, mas obrigatória para aqueles que conhecem e amam o Cristo.

A exemplo de Cristo, devemos aceitar-nos uns aos outros e ter para com todos muita tolerância e compreensão, pois nossa origem é uma só: é Deus criador e Pai e nossa meta é também comum: a pátria celeste.

No Evangelho, João Batista pede aos seus seguidores que mudem de vida, de pensamentos, de sentimentos: “convertei-vos porque o reino dos céus está próximo”. Não se trata de um reino triunfal e temporal que faria de Israel o dono do mundo. Para João Batista, trata-se de um reino de justiça, amor, paz que se inicia aqui nesta terra com a presença de Jesus e se consumará no fim dos tempos, quando o universo será perfeitamente renovado em Cristo. Ele nos recorda que esse reino acontece aqui e agora quando fazemos a vontade de Deus, quando produzimos frutos de boas obras em nossa vida.

Preparemo-nos neste advento para acolher o Senhor em nosso coração. Libertemo-nos de tantas coisas materiais e de tantas atitudes que nos fecham em nós mesmos e que nos impedem de avançar para um mundo mais justo, solidário, humano e de paz.

No próximo domingo, em todo o Brasil, será o dia da coleta da Campanha para a Evangelização, destinada a sustentação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Não se esqueça, portanto, de colaborar com essa coleta, lembrando-se que quem sustenta o trabalho do evangelizador também evangeliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário