sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

82 anos de emancipação de Aparecida - Igreja de São Benedito


O Natal está bem próximo, por isso, os textos da liturgia da Palavra que acabamos de escutar nos falam da origem de Jesus quanto a sua humanidade. Na primeira leitura, Jacó anuncia aos seus filhos a vinda do Messias: “o cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertenceu, e a quem obedecerão os povos”. É da descendência de Jacó que será gerado, muitos séculos depois, José, o esposo de Maria da qual nasceu Jesus.

No evangelho de hoje, Mateus apresenta-nos a genealogia de Jesus numa longa sucessão de nomes até chegar a José, descendente de Jacó e da estirpe de Davi. José é o esposo de Maria da qual nasceu Jesus. Jesus é a plenitude da revelação e a sua chegada a este mundo foi preparada desde o início da história da salvação.

Os desígnios de Deus são insondáveis: nada fazia prever com exatidão o momento da chegada do Messias, nem o lugar de seu nascimento: a pequenina cidade de Belém. Maria, mãe de Jesus, vivia em Nazaré e seu esposo José era um homem desconhecido e sua profissão muito modesta: carpinteiro dedicado a fabricar e consertar móveis para seus clientes. Deus realiza seus planos quando menos esperamos, nem sempre de acordo conosco. Deus nos surpreende sempre; cabe a nós nos adaptarmos a Ele. O mistério do Natal ultrapassa nossas expectativas e nosso entendimento. Diante do amor infinito de Deus manifestado nessa criança semelhante a nós em tudo, exceto no pecado, agradeçamos a Deus, admiremos seus desígnios insondáveis, coloquemo-nos com confiança em suas mãos e deixemo-lo atuar em nossa vida, a exemplo da Virgem Maria e de José seu esposo.

Com fé em Deus olhemos para o futuro, certos de que com o nosso trabalho feito com competência, justiça e honestidade, podemos construir uma cidade melhor para todos, alcançar melhor qualidade de vida, mais segurança, mais paz.

A Igreja, em razão de sua missão e competência não se confunde com a sociedade política, nem está ligada a qualquer sistema ou partido político determinado, mas “louva e aprecia os leigos que tomam sobre si o peso do cargo de governar e de legislar e o coloca a serviço do bem comum dos homens”, renunciando à interesses pessoais ou a vantagens materiais. É importante que no exercício de seus cargos permaneçam perto de seus representados, escutem e dialoguem com os cidadãos de seu município para atender melhor as suas justas reivindicações.

Contem sempre com o apoio da Igreja em tudo que diz respeito ao bem-estar da população de seu município, à defesa da vida, à promoção da dignidade do cidadão e de seus direitos.

Parabéns ao povo de Aparecida. Deus, por intercessão da Padroeira do Brasil, e de Santo Antonio de Santana Galvão, os proteja, os abençoe e lhes conceda um Natal abençoado e feliz e um Ano Novo com saúde, paz e muitas realizações.

Um comentário:

  1. *A cidade de Aparecida é muito querida por mim

    e a igreja de São Benedito nesta cidade faz me

    recordar de momentos de fé e inocência na minha

    idade de menina ! Nesta igraja tive as minhas

    aulas de Catecismo com a professora Terezinha;

    participei das aulas da *Cruzada e assisti

    muitas missas na companhia das minhas tias !!!

    (*Tempos bons ! Tempos passados !!!

    *Saudades !!!).

    *Desejo a todos os munícipes da cidade

    de Aparecida um *Natal com fartura à mesa,

    harmonia na família e *Jesus Menino no

    coração !!!

    *Abraço forte !!! *

    ResponderExcluir