segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Festa da Sagrada Família - 26.12 Santuário Nacional


Neste domingo, último domingo do ano de 2010 e o primeiro depois do Natal, a festa da Sagrada Família nos oferece uma oportunidade para refletir sobre a família.

Jesus, o Filho de Deus, ao nascer no seio de uma família, no lar de José e Maria, santificou a família humana.

As famílias de hoje tem na Família de Nazaré um exemplo a seguir. A família é patrimônio da humanidade, um dos tesouros mais importantes dos povos da América Latina (Bento XVI).

A família nasce do “sim” responsável e definitivo de um homem e de uma mulher e vive do “sim” consciente dos filhos que pouco a pouco entram a fazer parte dela. Para prosperar a família tem necessidade do consenso generoso de todos os seus membros.

Na vida familiar faz-se a experiência de certos valores que são fundamentais para a convivência social: a justiça e o amor, a atenção aos mais necessitados, a mútua ajuda, a disponibilidade para acolher o outro, o perdão, a função da autoridade paterna. Por isso, a família é a primeira e insubstituível educadora para o amor e a paz e a comunidade humana não pode prescindir do serviço que ela realiza. A família tem o dever de educar os seus membros, mas tem também direitos que devem ser respeitados e atendidos pela sociedade e o Estado: moradia, educação, saúde e trabalho. Esses direitos quando desrespeitados constituem um grande obstáculo no caminho da convivência social pacífica.

A primeira leitura do livro do Eclesiástico nos fala das relações entre pais e filhos. O autor escreve pelo ano 180 a.C., numa época em que a Palestina sofria uma forte helenização, adotando modas e costumes alheios a sua religião, a sua cultura. O autor vê na família o mais forte baluarte contra o paganismo invasor. A família foi e é a escola da fé, forjadora de valores humanos e cristãos, lugar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente. Sem a família não se consegue preservar a identidade de um povo e seus valores culturais. Hoje fala-se da vulnerabilidade ideológica de um povo e um dos meios de fortalecer nossos valores humanos, cristãos, nossas tradições, nossa identidade é a defesa e a proteção da família.

Na segunda leitura, São Paulo enumera um conjunto de atitudes importantes para a convivência familiar e que deveriam ser aprendidas no seio da família: a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência, o perdão. Hoje em dia parece que nossa sociedade exalta outras atitudes: a força física, a agressividade, a competição, a violência, o levar vantagem em tudo.

No evangelho, Mateus nos apresenta o episódio da fuga para o Egito. A Sagrada Família nos dá o exemplo de unidade e fortaleza diante de situações difíceis e de disponibilidade em fazer sempre a vontade de Deus.

Que a Sagrada Família inspire e ajude a família a realizar a maravilhosa vocação e missão de ser célula viva da sociedade e da Igreja, sinal e instrumento de unidade para todo o gênero humano. Que a Sagrada Família abençoe e proteja nossas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário