segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Abertura das atividades da CRB na arquidiocese


Saúdo, em especial, os religiosos e religiosas da Arquidiocese de Aparecida que hoje inauguram as atividades de 2011, com a nova equipe eleita de coordenação. Nossa Arquidiocese tem a graça de ter várias comunidades religiosas, entre as quais, 3 comunidades de clausura. Fazemos votos que as comunidades religiosas de nossa Arquidiocese continuem trabalhando para que reine o amor, a justiça, a bondade, o serviço, a solidariedade, conforme o carisma de cada uma delas.

Saúdo, também, o Exmo. Ministro das Relações Institucionais, Sr. Luis Sérgio Nóbrega de Oliveira e Sra., que se fazem presentes hoje nesta Eucaristia, com o pedido de que transmita a Presidente, Senhora Dilma Rousseff, nossas orações e votos de êxito em seu governo a serviço do povo brasileiro.

A primeira leitura do livro do Levítico e o evangelho nos falam do amor ao próximo. “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. “Ama teu próximo como a ti mesmo”.

Todos somos chamados à santidade e o segredo da santidade é o amor. Fomos criados por amor e para o amor, amor para com Deus que se manifesta na observância de seus preceitos e se realiza mediante o amor ao nosso irmão. No amor a Deus e ao próximo se resume toda a Lei.

Se na primeira leitura, a lei que Deus deu a Moisés, exorta os israelitas a ser santos, Jesus no evangelho, pede aos seus discípulos que sejam perfeitos: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Jesus aperfeiçoa a Lei sagrada do Antigo Testamento, e vai mais além: pede aos seus discípulos que amem também seus inimigos, a exemplo de Deus, nosso Pai, que ama a todos: faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Jesus nos convida à perfeição do amor. A única maneira de romper o circulo de violência e destruição é o perdão e nunca a vingança. Jesus abre um caminho novo para a humanidade: vencer o mal com o bem, responder ao ódio com o amor, o perdão.

O ser humano é ser humano enquanto imagem de Deus e a proposta da ética, da moral cristã é uma proposta de amor sem limites, que conduz a quem a pratica, à perfeição mesma de Deus.

A participação na Eucaristia nos envolve na dinâmica da entrega. Assim como na celebração eucarística, Jesus se oferece sacramentalmente ao Pai por todos nós, atualizando a sua morte na cruz e a sua ressurreição, assim também, nós, unidos a Jesus, devemos fazer de nossa vida uma entrega de amor e de serviço aos outros nas nossas ocupações diárias. Fazer de nossa vida, cada dia, uma entrega, uma oferta a Deus e aos nossos irmãos em união com Jesus, para a nossa santificação e a santificação do mundo.

Rezemos nesta Eucaristia por aqueles que nos ofenderam, nos causaram algum dano, por aqueles que não amamos como deveríamos amar e por aqueles que, talvez, não nos amam, fazendo, assim, o que Jesus nos pede no evangelho de hoje. Ele, que primeiro nos deu exemplo, ao dar a sua vida por nós na cruz e ao perdoar aqueles que o fizeram sofrer, ao rezar: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário