segunda-feira, 21 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma - Santuário Nacional


O evangelho de hoje narra a transfiguração de Jesus no alto de uma montanha, diante dos três apóstolos: Pedro, Tiago e João que o acompanhavam. É uma antecipação da Páscoa, da glorificação de Jesus, a manifestação de sua divindade. A transfiguração tem como objetivo fortalecer a fé dos apóstolos diante da proximidade da paixão de Jesus. A experiência da transfiguração de Jesus pelos três apóstolos levou-os a reconhecer que Jesus é o Filho de Deus, que ele não é apenas um homem exemplar que se deve imitar, mas que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida que devemos escutar e seguir na nossa caminhada diária rumo a Casa do Pai. “Este é o meu Filho amando, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o”.

A primeira leitura narra a vocação de Abraão. Deus escolhe Abraão, o primeiro patriarca, para o pai de povo de Israel, para ser fonte de bênção para todos os povos: “em ti serão abençoadas todas as famílias da terra”. Abraão deixou sua terra, sua família, seus bens e parte para uma terra desconhecida que o Senhor Deus lhe prometeu dar. Pela confiança incondicional de Abraão na promessa de Deus, ele se tornou um modelo de fé e é chamado de “nosso pai na fé”. A aliança de Deus com Abraão é sinal da aliança nova e eterna que Deus selará conosco por meio de seu Filho Jesus, que derramará seu sangue por nós.

Estamos na quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. A melhor maneira de nos prepararmos para a celebração do ministério pascal de Cristo, é escutar a Jesus através da leitura orante da Palavra de Deus na bíblia sagrada, sobretudo, na leitura do Evangelho.

Conhecer a palavra de Deus, assimilá-la e interiorizá-la em nosso coração para conhecer a vontade do Pai é a melhor maneira de nos prepararmos para a celebração da Páscoa. Procuremos fazer como os apóstolos, na transfiguração, uma experiência de encontro com Cristo, nesta quaresma, ao meditar a Palavra de Deus e vivê-la, e ao aproximarmo-nos do sacramento da reconciliação e da eucaristia, para nos tornarmos também luz, missionários de Jesus Cristo, para aqueles com quem convivemos diariamente.

A CF deste ano nos convida a cuidar da vida do nosso planeta terra, pensando não só no nosso bem, mas também, no bem-estar de todos os nossos irmãos. Não podemos nos esquecer da profunda interdependência que existe entre nós e a natureza e que a nossa intervenção no planeta terra, tem consequências sobre o clima, o aquecimento global que afetam diretamente a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário