segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vigília Pascal - Santuário Nacional


Iniciamos a Vigília Pascal com a bênção do fogo e a procissão do Círio Pascal acompanhada por todos nós, com nossas velas acesas no Círio, símbolo do Cristo Ressuscitado, luz do mundo. No lugar da cruz, temos hoje o Círio Pascal, sinal e símbolo de nossa vida de fé, indicando-nos que Jesus não somente morreu na cruz, mas que também ressuscitou e está presente entre nós, proporcionando luz e vida para cada um de nós.

As leituras bíblicas do Antigo Testamento que escutamos, nos descreveram alguns momentos importantes da história da salvação, desde a criação do mundo até ao seu ponto mais alto, a ressurreição de Cristo, história que continua até chegar ao seu fim, com a Nova Criação. Os textos sagrados nos convidam a admirar a manifestação misericordiosa de Deus em favor do seu povo.

Daqui a pouco, renovaremos nossas promessas batismais com o propósito de guardar, com a ajuda de Deus, a fé recebida da Igreja Católica e testemunhá-la até o fim de nossa vida.

Concluiremos esta Vigília Pascal, com a celebração eucarística, a mais importante do ano, renovando a presença do Cristo ressuscitado nos sinais do pão e do vinho, feitos alimentos para nós.

A notícia mais importante desta noite, nós a escutamos no evangelho de Mateus, trazida do céu por um Anjo às mulheres que, ao amanhecer, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro.

“Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galiléia. Lá vós o vereis” (Mt 28, 5-7)

“A ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo. Verdade recebida, vivida e testemunhada pela primeira comunidade cristã como verdade central, transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida nos documentos do Novo Testamento, proclamada como fonte essencial do mistério pascal ao mesmo tempo que a Cruz” (CIC 638).

A nossa libertação do pecado e da morte realizaram-se no Cristo ressuscitado. “Se Cristo não ressuscitou, escreve São Paulo aos Coríntios, ilusória seria a vossa fé e ainda viveis em vossos pecados e os que morreram como cristãos pereceram para sempre” (I Cor 15,17-18).

Essa é a grande notícia que deve nos encher de esperança e alegria apesar da tentação do desânimo que sentimos ao ver tanta injustiça, violência, sofrimento no mundo de hoje.

Ao lado de tudo isso, há também sinais de ressurreição, de esperança: pessoas que lutam em defesa da vida e de sua dignidade, promovem a justiça, a solidariedade, a paz, entregam toda a sua vida em favor do bem das pessoas, particularmente, dos mais necessitados. Há muitos jovens que acalentam em seu coração projetos de um mundo melhor e estão apostando num amanhã melhor do que hoje. Há muita gente que acredita na vida, num mundo melhor, que acredita que um outro mundo de justiça, solidariedade e paz é possível, porque acredita no Cristo ressuscitado, caminho, verdade e vida.

Jesus ressuscitou! Ele não é um personagem do passado. Ele vive e vivo, Ele caminha na nossa frente; Ele nos convida a segui-Lo e a encontrar Nele o caminho da vida.

A todos, Feliz e Santa Páscoa! Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário