segunda-feira, 16 de maio de 2011

4º Domingo de Páscoa - Dia Mundial de Oração pelas Vocações


Hoje, 4o. domingo da Páscoa, o Evangelho de João apresenta-nos Jesus como o Bom Pastor, como a Porta pela qual chegamos a Deus e à salvação.

O papa Paulo VI institui este domingo como o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

A primeira leitura extraída do livro dos Atos dos Apóstolos apresenta-nos a conclusão do discurso de Pedro no dia de Pentecostes, onde ele afirma que Jesus crucificado, a partir de sua ressurreição, foi constituído por Deus, Senhor e Messias. Nele se cumpriram as promessas do Antigo Testamento e nele se realizaram as esperanças do povo de Israel. Nele alcançamos a remissão dos pecados e a salvação.

No evangelho, João afirma a mesma verdade, com a imagem do pastor e da porta.

Jesus é o único e verdadeiro pastor, a única porta pela qual se chega a salvação.

Este domingo, como disse há pouco, é o “Dia Mundial de Oração pelas Vocações”. Cada ano, o Santo Padre dirige à Igreja uma mensagem especial alusiva ao dia. A mensagem para este domingo foi escrita no dia 15 de novembro de 2010.

A mensagem de Bento XVI tem como título: “propor as vocações na Igreja local”.

Vivemos num mundo cheio de ruídos, de vozes, de ofertas, prometendo-nos felicidade, realização pessoal e profissional. Descobrir qual é a nossa vocação, a missão para a qual Deus nos chama e atender ao chamado é essencial para a nossa realização pessoal e para a nossa contribuição com o bem da sociedade. Todos somos chamados a uma vocação na Igreja e no mundo.

A mensagem do Bento XVI recorda-nos que a vocação ao sacerdócio e à vida consagrada são “fruto, primariamente, de um contato constante com o Deus vivo e de uma oração insistente que se eleva ao “Dono da messe”, quer nas comunidade paroquiais, quer nas famílias cristãs, quer nos encontros vocacionais”.

A primeira condição para remar em águas mais profundas, isto é, para descobrir o chamado de Deus em nossa vida, é cultivar a oração pela escuta diária da Palavra de Deus. Abrindo o nosso coração a Cristo compreende-se melhor o mistério da própria existência e da própria vocação.

“Especialmente, neste tempo, escreve o Papa Bento XVI na sua mensagem, em que a voz do Senhor parece sufocada por “outras vozes” e a proposta de seguir a Cristo oferecendo a própria vida pode parecer demasiado difícil, cada comunidade cristã, cada fiel, deveria assumir, conscientemente, o compromisso de promover as vocações. É importante encorajar e apoiar aqueles que mostram claros sinais de vocações à vida sacerdotal e à consagração religiosa, de modo que sintam o entusiasmo da comunidade inteira quando dizem o seu “sim” a Deus e à Igreja. É preciso que cada diocese, continua o Papa, se torne, cada vez mais, sensível e atenta à pastoral vocacional para promover o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas, e de modo particular, as missionárias.”

“O dever de fomentar as vocações pertence a toda a comunidade cristã, que deve promover, sobretudo, mediante uma vida plenamente cristã”.

O nosso empenho na promoção e cuidado das vocações adquire plenitude de sentido e de eficácia pastoral, quando se realiza na unidade da Igreja e visa servir à comunhão. A capacidade de cultivar as vocações é sinal característico da vitalidade de uma diocese.

Peçamos a ajuda da Virgem Maria, para que, seguindo o seu exemplo de acolhimento do plano divino da salvação e com uma eficaz intercessão, se possa difundir no âmbito de cada comunidade a disponibilidade para dizer “sim” ao Senhor, que não cessa de chamar novos trabalhadores para a sua messe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário