segunda-feira, 13 de junho de 2011

Solenidade de Pentecostes - Santuário Nacional









Celebramos, hoje, a Solenidade de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Igreja nascente. Com a solenidade de hoje encerra-se o tempo da páscoa.

Os apóstolos estavam reunidos em Jerusalém com Maria, em oração. De repente, “ouviu-se um barulho como se fosse uma forte ventania e apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo”.

Com a força do Espírito Santo os apóstolos, homens medrosos, se transformaram em corajosos defensores da ressurreição de Cristo e anunciavam por toda a parte as maravilhas de Deus, a boa nova do Evangelho.

Na segunda leitura de hoje, São Paulo recorda à comunidade de Corinto que é o Espírito Santo a fonte dos diversos dons, ministérios e atividades na comunidade eclesial, mas é também Ele quem mantém a unidade de todos os dons e ministérios a serviço do bem de toda a Igreja, que é o Corpo de Cristo. Assim como no corpo humano há muitos membros e cada um tem uma função, mas todos contribuem para o bem-estar de todo o corpo, assim acontece na comunidade eclesial. É o Espírito Santo que realiza a unidade na diversidade dos carismas.

No evangelho de João, Jesus diz aos discípulos que o Pai o enviou ao mundo e Ele, o Ressuscitado, por sua vez, envia os apóstolos e lhes comunica o Espírito Santo para que os impulsione, os anime e os fortaleça no seu trabalho evangelizador. Essas palavras dirigidas aos apóstolos, são dirigidas também a nós cristãos, pois todos somos chamados a trabalhar na construção de Reino de Deus.

Nós cristãos, recebemos o Espírito Santo no dia do nosso batismo e, de modo especial, no dia em que fomos crismados. O Espírito Santo habita, portanto, em nós, está conosco e nos fortalece com seus dons, para podermos testemunhar o evangelho de Jesus Cristo na sociedade de hoje.

É Ele que, no íntimo de cada um de nós, atesta que somos filhos de Deus e podemos chamar a Deus de Pai, porque de fato somos seus filhos; é Ele que nos faz compreender tudo que Jesus nos ensinou; é Ele que nos torna testemunhas corajosas do Evangelho no mundo de hoje; é Ele quem guia nossos passos no caminho do bem e nos fortalece na luta contra o mal; é Ele quem nos consola na dor, nos ampara e dá força na hora da morte; é Ele que enche o nosso coração de alegria e de paz; é Ele que nos faz discípulos missionários de Jesus Cristo, configurando-nos a Cristo e nos impulsionando para a missão; é Ele quem nos conforta na dor e na solidão. Lembro-me de minha mãe, já idosa, aos 97 anos, encostada em seu leito, estendendo muitas vezes seu braço em direção ao Espírito Santo, simbolizado por uma pomba e fixado na parede do seu quarto. Ela o invocava, em silêncio, suplicando seu consolo e sua força.

Ao celebrarmos, hoje, o nascimento da Igreja, povo de Deus, somos chamados a sairmos de nós mesmos, a vencer nosso comodismo e a anunciar e testemunhar com entusiasmo o Evangelho de Jesus Cristo no mundo de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário