segunda-feira, 1 de agosto de 2011

60 anos das Irmãs Canisianas no Brasil - Santuário Nacional - 29.07


Celebramos hoje a memória de Santa Marta, aquela mulher de Betânia, irmã de Maria e de Lázaro, amiga de Jesus. Marta procurava fazer tudo para agradar a Jesus quando ele vinha hospedar-se em sua casa.

Sua preocupação com Jesus era tanta que, Jesus, certa vez, teve que dizer-lhe: “Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária”. Esta coisa necessária é Deus em nossa vida. Ao recordar, hoje, aquela casa de Betânia, onde Jesus esteve várias vezes, aprendamos de Marta, Maria e Lázaro a ser também acolhedores com os que nos visitam e louvemos e alegremo-nos pela presença de Jesus nesta Celebração Eucarística e pela sua visita ao nosso coração, no momento da comunhão.

O evangelho que escutamos nos fala que Marta foi quem saiu ao encontro de Jesus para comunicar-lhe a morte de seu irmão Lázaro. “Senhor se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Mas foi ela também que soube expressar a fé no Cristo. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” Marta é um exemplo para nós de como é necessário conciliar na nossa vida o trabalho, as preocupações diárias com a oração, ou melhor, fazer de nossa vida uma oração, oferecendo a Deus, cada dia, em união com Cristo, nossos trabalhos, cansaços, alegrias e dores. São os nossos sacrifícios espirituais oferecidos a Deus e que lhe são muito agradáveis.

Na primeira leitura, São João nos convida a contemplar o amor de Deus para conosco. “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vitima de reparação pelos nossos pecados.” São João nos convida a partilhar o amor de Deus para conosco com os outros, nossos irmãos. “Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece nele.”

Recordamos nesta Celebração Eucarística, a chegada das Irs. Canisianas no Brasil, há 60 anos. A Congregação das Irmãs de São Pedro Canísio foi fundada em Fribourg, Suiça, em 02/02/1898, pelo Mons. João Evangelista Kleiser e pela jovem Maria Wellauer. As primeiras Irmãs Canisianas, Ir. Magdalena Leupe e Ir. Matilde Meyer, chegaram a Aparecida em 1951, após uma longa viagem de navio.

Vieram a convite dos Missionários Redentoristas para trabalhar na Editora Santuário e consolidar a Congregação no Brasil. A Irmã Matilde descreve sua impressão ao pisar em terras brasileiras: “Agora sentimos o que é abandonar à Providência divina: estamos sem casa, sem dinheiro, sem pão, língua estrangeira, pessoas desconhecidas, que irão cuidar de nós! Por vosso amor, Senhor, deixamos tudo! Senhor, creio em vós, creio em vossa Palavra.”!

Felicitamos as Irmãs Canisianas pela celebração dos 60 anos de sua chegada ao Brasil e fazemos votos que continuem sendo, como dizia o seu fundador, o Mons. João Evangelista Kleiser, semente da Boa Nova para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário