terça-feira, 29 de novembro de 2011

1º Domingo do Advento - Santuário Nacional 2011


Estamos celebrando hoje o primeiro domingo do advento, início do tempo de preparação para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nesse tempo litúrgico, realiza-se no Brasil, a Campanha para a Evangelização que vai até o terceiro domingo do Advento.

O advento marca para nós cristãos, o início de um novo ano litúrgico e durante este novo ano, o evangelho em destaque será o evangelho de Marcos.

O tempo do advento, convida-nos a preparar-nos para celebrar o Natal numa dupla prospectiva: na primeira parte do tempo do advento a liturgia convida-nos a nos prepararmos para acolher o Cristo que virá no fim dos tempos e levará à plenitude o seu reino, como Ele nos prometeu. Ele virá julgar os vivos e os mortos, como rezamos no Credo. Na última semana, antes do Natal, a liturgia nos convida a contemplar e a meditar sobre o mistério da encarnação, o nascimento de Jesus, a primeira vinda do Filho de Deus, ocorrida há mais de dois mil anos.

Neste tempo do advento, a liturgia apresenta-nos alguns personagens que devem nos ajudar a iluminar a nossa realidade e a vivê-la segundo o projeto de Deus: Isaias, João Batista, José e a Virgem Maria. O texto de hoje é uma das mais belas e comoventes orações do Antigo Testamento.

O texto do profeta Isaías é do período pós-exílio, quando a cidade de Jerusalém e o templo estavam em ruínas e o povo estava perdendo a esperança, e os esforços para a reconstrução da nação pareciam em vão.

O profeta reconhece que a situação é devida aos pecados do povo, mas não se deixa abater pelo desânimo, ao contrário, ele se abre cheio de confiança a um Deus que sempre mostrou seu amor e sua fidelidade a Israel e o chama de “nosso pai” e “nosso redentor”.

No evangelho, Marcos narra a parábola do homem que partiu para o exterior e confiou a sua casa à responsabilidade de seus empregados, deu a cada um uma tarefa e mandou o porteiro ficar vigiando até a sua volta.

A parábola alerta-nos para a responsabilidade que temos de, a qualquer momento, sermos chamados a prestar contas a Deus, de nossa vida. “Ficai atentos, cuidado! disse Jesus, porque não sabeis quando chegará o momento”.

Cada dia de nossa vida é um presente de Deus. Não somos donos da vida, nem dos dons recebidos, nem dos bens da criação. Somos administradores e teremos de prestar contas do uso dos dons recebidos quando o dono da casa voltar.

No Brasil, a Igreja realiza a Campanha para Evangelização, com o lema: “Ele veio curar nossos males”. A Campanha deste ano convida cada cristão a abrir o coração para acolher Aquele que veio habitar entre nós para nos salvar e dar sentido a nossa vida. “É por isso que a festa do Natal é um momento de singular importância no trabalho evangelizador. É o momento de aprendizado sobre o significado da nossa existência, de descobrirmos em Jesus, quem verdadeiramente somos.” (texto da campanha). A Campanha para a Evangelização tem também a finalidade de angariar recursos que garantam a continuidade do trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. A coleta para a Evangelização será feita no 3o domingo do Advento. O Cristo que se fez pobre ao nascer em Belém, assumindo nossa condição frágil e mortal nos ensine a ser generosos e a saber partilhar entre nós não só os bens espirituais, mas também os bens materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário