terça-feira, 29 de novembro de 2011

Congresso CELAM / Adveniat - 50 anos de fundação











A Ação Episcopal foi fundada na Alemanha, no dia 23 de agosto de 1961, festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, por iniciativa do Bispo de Essen, Franz Hengsbach, que decidiu destinar as coletas das missas de Natal realizadas na Alemanha, no ano de 1961, às necessidades pastorais da Igreja da América Latina, como uma maneira de retribuir a ajuda da Igreja na América Latina, em especial da Igreja no Brasil, ao povo alemão, após a 2ª. guerra mundial.

A aceitação da proposta foi tão bem acolhida pelos católicos alemães que a iniciativa que deveria valer somente para o Natal daquele ano, foi renovada para os anos posteriores e a coleta da Adveniat, realizada no tempo do advento em favor da Igreja na América Latina, perdura até hoje. A ajuda da Adveniat é uma colaboração que serve de complemento e de impulso ao esforço na busca de auto-sustentação que vem sendo feito pela Igreja na América Latina; é um apoio às Conferências Episcopais e às Dioceses para que possam se tornar auto-sustentáveis e, no futuro, até ajudar outras Igrejas de outros continentes mais necessitados.

Neste ano, a Adveniat está celebrando seu Jubileu de Ouro de fundação. Nestes 50 anos de vida, a Adveniat, através da oferta dos fiéis católicos das paróquias e comunidades da Alemanha, já financiou mais de 80.000 projetos da Igreja na America Latina, no valor de cerca de 2 bilhões e 300 mil Euros, o equivalente a mais de 4 bilhões de Reais. A Adveniat é uma das colaboradoras mais importantes da Igreja na América Latina, e a Igreja, no Brasil, tem sido uma das mais beneficiadas. Como se pode ver, a ajuda fraterna da Adveniat foi e continua ainda sendo necessária para o trabalho evangelizador da Igreja na América Latina e no Caribe. A nossa Campanha para a Evangelização, realizada no período entre a Festa de Cristo Rei e o 3º domingo do Advento, foi inspirada na Campanha feita pela Adveniat, durante o Advento, na Alemanha. Oxalá, sejamos tão generosos quanto os católicos alemães, não só para sustentar o trabalho evangelizador da Igreja no Brasil, mas também para, colaborar com outras Igrejas, em outros lugares, mais necessitados.

Estamos chegando ao final do ano litúrgico e a liturgia deste tempo nos convida a nos preparar para acolher o Senhor quando ele vier com poder e glória, como juiz, para ver como seus discípulos viveram e estão vivendo esta espera. Não podemos perder de vista a meta final de nossa vida, que é o nosso encontro definitivo com Deus. Só conseguimos avaliar o valor da vida e do tempo que Deus nos deu, quando agimos na perspectiva da eternidade. Nossa vida não se limita somente a este mundo. Nossa pátria definitiva é o céu. Por isso, o evangelho de hoje nos adverte: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós. Ficai atentos e orai sempre”.

Parabéns a Adveniat pelos 50 anos de fundação e o nosso sincero agradecimento pela ajuda fraterna que a Igreja na América Latina, em especial, o Brasil, tem recebido dos generosos católicos das paróquias e das comunidades da Alemanha. Deus retribua a todos com copiosas graças e Nossa Senhora Aparecida proteja todos que colaboram com a ação Adveniat e que tornam possível sua valiosa ajuda à Igreja na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário