domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º Domingo da Quaresma 2012


Na quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo litúrgico da quaresma, tempo de preparação para a Páscoa de Cristo e a nossa páscoa. A tradição cristã inspirada no Evangelho recomenda algumas práticas penitenciais que podem nos ajudar neste tempo quaresmal, no processo de nossa conversão e de seguimento de Jesus: a oração, a esmola e o jejum.

Na quaresma, a Igreja nos convida a dedicar um pouco mais de tempo à oração, à leitura da palavra de Deus e a nos aproximar do sacramento da penitência, para nos reconciliar com Deus e nossos irmãos. Há outras práticas de piedade como fazer o exercício da via-sacra, a reza do terço, participar dos grupos de oração e reflexão sobre o tema da CF, e muitas outras práticas religiosas que podem ajudar a viver o espírito da quaresma.

A prática da esmola é uma forma de ajudar o outro em suas necessidades imediatas, mas pode-se também ajudar o outro, ao participar, em parcerias com outras pessoas ou entidades, na construção de uma sociedade mais segura e com paz, como nos propõe a CF deste ano, cujo tema é: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”

A prática do jejum não está muito em voga em nossos dias. Muitas pessoas praticam o jejum, como escreve o Papa Bento XVI, na sua mensagem para a Quaresma, apenas como uma terapia para o corpo, para manter a forma, a beleza física, a saúde. Para o cristão, o jejum ajuda a mortificar nosso egoísmo, a controlar nossos instintos, a abrir mais nosso coração ao amor de Deus e do próximo. Jejuar é privar-se livremente de alguma coisa para ajudar o outro. O que se poupa nesta quaresma com o seu jejum, poderá ser oferecido para o Fundo de Solidariedade da CF, na coleta, no Domingo de Ramos ou para outras obras beneficentes. É importante que os pais ensinem seus filhos a renunciar a alguma coisa de que eles gostam para ajudar o outro mais necessitado. É desde cedo que se aprende a ser solidário.

Noé, salvo das águas de dilúvio, afirma São Pedro, na sua carta de hoje, é símbolo da humanidade salva e regenerada nas águas do batismo que nos faz filhos de Deus em virtude da ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus, após o seu batismo, foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde foi posta à prova sua fidelidade filial ao Pai. Jesus rejeitou o caminho de Satanás e permaneceu fiel a missão que o Pai lhe confiou. Jesus começa sua missão anunciando que “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”. Com Jesus começou o tempo definitivo da salvação, que se concluirá com sua segunda vida no final dos tempos.

Agora é o tempo favorável, não haverá outro tempo; outra oportunidade; por isso, a ordem de Jesus: “convertei-vos e crede no evangelho.” O Reino de Deus se fez presente na pessoa e nas obras de Jesus e acontece onde as pessoas fazem a vontade de Deus. Este Reino não é um reino de poder, dominação, mas um reino de justiça, de amor e de paz. Que a quaresma, seja para todos nós, tempo de conversão, isto é, de crescimento no amor de Deus e do próximo para chegarmos à Páscoa, ressuscitados para uma vida nova.

“Que a CF deste ano desperte, a partir de uma reflexão sobre a saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável” (Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário