quinta-feira, 31 de maio de 2012

Solenidade de Pentecostes - Santuário Nacional


Celebramos hoje a Festa do Divino Espírito Santo ou a Solenidade de Pentecostes. O envio do Espírito Santo dependia da glorificação de Jesus e de sua volta ao Pai de onde Ele veio. “Para vós convém que eu vá! Se eu não for o Consolador não virá para vós: se eu for, eu vo-lo enviarei, disse Jesus aos discípulos, na última ceia” (Jo 16,7). 
Nos Atos dos Apóstolos, Lucas situa  a descida do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos em oração com algumas mulheres, a mãe de Jesus e seus parentes, cinquenta dias após a Páscoa.
Lucas descreve o acontecimento de Pentecostes com uma linguagem cósmica, utilizando os símbolos do fogo, do vento, para expressar a força e o poder do Espírito Santo que se apoderou de tal maneira daquela primeira comunidade cristã, que os discípulos adquiriram uma capacidade de comunicação que, de certo modo, eliminou a antiga confusão de línguas originada com a torre de Babel.
No evangelho de hoje, João conta que os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar, com as portas fechadas, por medo dos judeus. O Ressuscitado apareceu-lhes  no primeiro dia da semana, no mesmo dia da ressurreição e ao reconhecê-lo os discípulos recobraram o ânimo, a alegria. Jesus comunicou-lhes o Espírito Santo e os enviou para continuar sua missão na terra, com a assistência do Espírito Santo. Deu-lhes também o poder de perdoar pecados. “Como o Pai me enviou, eu vos envio. A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; a quem mantiverdes, ficarão mantidos.” (Jo 20, 21-22).
Pentecostes é a manifestação pública da Igreja chamada a anunciar o Evangelho de Cristo, com a força do Espírito a todos os povos da terra até o fim do mundo.
O Espírito Santo é chamado “a alma da Igreja” porque realiza na Igreja uma função semelhante àquela da alma no nosso corpo.
O mesmo Espírito que nos primórdios do mundo pairava sobre as águas e as encheu de vida; que inspirou os profetas;  que fecundou o seio de Maria e fez dela a mãe do Filho de Deus; que ressuscitou Jesus dentre os mortos; que desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes, é o mesmo Espírito que, agora, no séc. XXI, continua a santificar, animar, conduzir e impulsionar a  Igreja para a missão.
É ele que estabelece na Igreja os pastores; que guia a comunidade e seus dirigentes; que a impele para a missão; que rejuvenesce e renova continuamente a Igreja. Ele é a força secreta da Igreja e de sua missão no mundo.
Quem não tem fé não pode compreender a Igreja como obra de Deus e ao observá-la somente nos seus aspectos exteriores, não consegue captá-la na sua profundidade.
O Espírito Santo não atua somente na Igreja, mas no mundo, na história, no coração de cada homem. Por isso, onde há justiça, perdão, alegria sincera, solidariedade, amor, paz, aí está agindo o Espírito Santo.
Agradeçamos ao Pai por nos ter dado, por meio de Jesus, o Espírito Santo no nosso batismo que nos fez seus filhos e filhas  e na Crisma, por nos ter dado especial vigor para testemunhar Jesus Cristo e difundir a fé por palavras e obras no mundo de hoje.
Peçamos também o dom do Espírito Santo, seu alento que nos dá força para amar, que nos impulsiona a construir um mundo novo no qual reine a paz, o amor e o bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário