domingo, 29 de julho de 2012

17º Domingo do Tempo Comum - Santuário Nacional


A partir deste 17º. Domingo até o 22º. Domingo, o evangelho de Marcos, que é o evangelho privilegiado deste ano, ciclo B, é interrompido para dar lugar a leitura do capítulo 6º. do evangelho de João que começa hoje pela narração da multiplicação dos pães e que seguirá  nos domingos seguintes com o discurso sobre o pão da vida.

A primeira leitura de hoje e o Evangelho nos apresentam duas multiplicações de pães. Eliseu recebe de um homem como oferta, pães dos primeiros frutos da terra e em vez de guarda-los para si, ele ordena que repartam os 20 pães com as cem pessoas para que comam. Eliseu confiou na palavra de Deus e graças a colaboração de um homem, ele alimentou aquelas pessoas e ainda sobrou pão.
Jesus, conforme narração do evangelho de hoje, alimentou uma grande multidão com apenas cinco pães e dois peixes oferecidos por um menino, e ainda, sobraram doze cestos de pães.

No decorrer da leitura do capítulo 6º. do Evangelho de João, poderemos perceber que atrás do fato da multiplicação dos pães, Jesus quer nos transmitir algo mais profundo que está escondido no milagre da multiplicação dos pães. O povo segue Jesus por causa dos sinais que ele realizava, mas não compreendia quem era Jesus realmente. 

Para a multidão que o seguia, ele era apenas um homem dotado de poderes extraordinários e por isso, queriam proclamá-lo rei. A fome daquele povo que seguia Jesus não o deixa indiferente. Ele sabe que o alimento é indispensável ao corpo humano, mas o alimento material não garante uma vida plena, eterna. Isso é apenas um primeiro passo. 

O pão dado aos que seguiam Jesus, sinal de sua bondade era sinal de algo mais importante, que a multidão ainda não é capaz de perceber totalmente. Jesus tem outras intenções, que veremos no decorrer do capítulo 6º. do evangelho de João. O dom do pão precedido pela ação de graças: “tomou os pães, deu graças e distribui-os aos que estavam sentados” e a referência à “Páscoa, festa dos judeus, que estava próxima”, indicam que João estava pensando na Eucaristia e que a  multiplicação dos pães prefiguram a abundância do pão da Eucaristia que Jesus instituiu na última Ceia e ordenou aos seus discípulos que repetissem esse seu gesto até o fim dos tempos. Cada vez que participamos da celebração eucarística, Jesus nos oferece esse alimento espiritual que é o seu corpo, e faz de todos nós um só corpo, que é a sua Igreja.

O milagre do profeta Eliseu como a multiplicação dos pães e dos peixes, realizado por Jesus, nos ensinam que a solução de muitos problemas que nos afligem hoje, como a fome, guerras, injustiças, corrupção, podem ser resolvidos com a nossa participação e colaboração. Não podemos fazer milagres, mas podemos dar a nossa colaboração como o menino do evangelho de hoje e o homem do qual nos fala a primeira leitura do II Livro dos Reis, para a solução dos problemas que nos afligem.

As eleições municipais estão se aproximando. É hora de começar a examinar cada candidato a vereador e a prefeito para votar com liberdade e responsabilidade, tendo em vista o bem comum de todo o município e não só os próprios interesses. Analise o passado do candidato, o que ele já fez pelo bem da cidade, sua competência, sua honestidade.  Não se deixe iludir por promessas de candidato, cujo passado não oferece garantia nenhuma de cumprir o que promete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário