segunda-feira, 8 de outubro de 2012

27º Domingo do tempo Comum - Mês Missionário - Santuário Nacional


Em outubro celebra-se no dia 21 o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. 

Cada ano, o Papa envia uma mensagem especial a toda a Igreja recordando a todos o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e fazei discípulos meus entre todos os povos.”

É um dever que incumbe a toda a Igreja, o de anunciar o evangelho de Jesus Cristo a todos indistintamente a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos. O empenho missionário é de todo o Povo de Deus: ministros ordenados, religiosos e leigos. O Papa Bento XVI lembra que um dos obstáculos a evangelização é a crise de fé no mundo de hoje. Por isso, o convite  do Sumo Pontífice para que o Ano da Fé seja um momento especial  para uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária ao Evangelho de Jesus Cristo. 

“A fé é um dom que Deus nos concede, mas este dom deve ser partilhado; é um talento recebido para que dê fruto; é uma luz que não deve ficar escondida, mas iluminar toda a casa. É o dom mais importante que recebemos na nossa vida e que não podemos guardar para nós mesmos”.

O Evangelho de hoje nos apresenta a pergunta dos fariseus a Jesus: “é permitido ao homem divorciar-se de sua mulher”? Jesus responde que Moisés permitiu, excepcionalmente, o divórcio por causa da dureza do coração do povo de Israel, mas que esta exceção já não vale mais.

 Jesus recorda aos fariseus que a lei verdadeira é aquela quer foi dada desde o começo da criação, quando Deus fez o homem e a mulher. Deus colocou no coração dos dois uma atração mútua,  a fim de que formassem uma só carne, uma unidade no amor indissolúvel e aberto à vida. E Jesus acrescenta: “o que Deus uniu o homem não separe.” Esse é o projeto de Deus para a família. Tal projeto de Deus para o casamento parece estar acima das forças humanas. 

Com a graça de Deus, porém, o esforço mútuo do casal é possível superar o egoísmo que é o inimigo do verdadeiro amor que é doação, aceitação mútua, busca da felicidade do outro, disponibilidade para o diálogo e o perdão.

Hoje, em Roma, inicia-se a 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo lema é: “A Nova Evangelização para a transmissão da fé.” No dia 11 próximo, o Papa Bento XVI inaugura o Ano da Fé que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013. A abertura do Ano da Fé coincidirá com a comemoração do 50º aniversário do inicio do Concílio Vaticano  II e do 20º aniversário do Catecismo da Igreja Católica. Todos esses eventos querem contribuir para confirmar a vontade da Igreja de comprometer-se com mais coragem e entusiasmo na missão de levar o Evangelho a todos os povos até os confins da terra, compromisso que é de todo o povo de Deus. 

 Todos os membros da Igreja devem sentir-se interpelados pelo mandamento do Senhor de pregar o Evangelho de tal modo que Cristo seja anunciado em toda parte. 

Peçamos a Virgem Maria que acolheu com alegria, o Verbo de Deus em seu seio e o deu à luz para a nossa salvação, nos ensine a partilhar com os outros a fé em Jesus Cristo, motivo de nossa verdadeira alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário