segunda-feira, 29 de outubro de 2012

30º Domingo do Tempo Comum


Este é o último domingo do mês de outubro, mês missionário. Estamos no Ano da Fé inaugurado pelo Papa Bento XVI e que se estenderá até 24 de novembro de 2013. 

Na proclamação do Ano da Fé, Bento XVI afirmava que “hoje, como ontem, Cristo nos envia pelos caminhos do mundo para proclamar  Evangelho a todos os povos da terra.” Este anúncio do Evangelho não é algo facultativo para a Igreja, mas um dever que lhe incumbe por mandato de Jesus para que os homens creiam e se salvem. “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que for batizado será salvo; o que não crer será condenado.” (Mc 16,15).

As primeiras comunidades cristãs pequenas, indefesas e sem os recursos de que dispomos hoje, foram capazes de anunciar o Evangelho em todo o mundo conhecido da época, através da palavra e do testemunho. 

O compromisso missionário é de todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos.  Hoje, mais do que nunca, torna-se urgente o anúncio do Evangelho, pois o número daqueles que ainda não conhecem a Cristo aumentou significativamente e o mais dolorosa ainda é a constatação do aumento do número daqueles que são indiferentes, ou  ignoram, a pessoa e os ensinamentos de Cristo.

O evangelho de Marcos que escutamos, há pouco, narra a cura do cego Bartimeu. O mendigo cego estava sentado à beira do caminho. Ao ouvir dizer que Jesus estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus escutou o grito de socorro de Bartimeu. “O que queres que eu faça?” perguntou-lhe Jesus. “Mestre, que eu veja”, respondeu o cego. “Vai, tua fé te curou”, disse-lhe Jesus. Bartimeu ao invés de ir embora, “pôs-se a seguir Jesus pelo caminho”, tornando-se, assim, seu discípulo. 
Bartimeu, embora cego, é capaz de ver e reconhecer Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Ele recebe não só a luz da visão, mas também, a luz da fé que iluminará e dará um novo sentido a toda a sua vida.

A dificuldade para seguir Jesus não é a cegueira material, mas, a cegueira espiritual ou a falta de fé. A fé é dom, é presente de Deus e também aceitação nossa. 

Deus respeita a nossa liberdade. Jesus vem ao nosso encontro e se manifesta a nós de diversas maneiras: em cada missa, Ele se manifesta a nós na sua Palavra, escrita e proclamada, no alimento eucarístico, na comunidade dos fiéis viva na fé e no amor fraterno, nos nossos irmãos mais pobres, nos enfermos, nos aflitos que nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo; em Nossa Senhora encontramo-nos com Cristo, com o Pai e o Espírito Santo e com nossos irmãos, pois dela aprendemos como ser discípulos e missionários de Jesus. 

Mas somente pela fé, podemos acolher Jesus que vem ao nosso encontro de diversos modos. 

Que o Ano da Fé seja um tempo de graça para todos nós para uma adesão mais profunda a Jesus Cristo morto e ressuscitado, para nos tornarmos, cada vez mais, seus discípulos e missionários no mundo de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário