quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Outubro, início do Ano da Fé


No  próximo dia 11 de outubro, o Santo Padre Bento XVI  fará a abertura do Ano da Fé que se estenderá até a Solenidade de Cristo-Rei, dia 24 de novembro de 2013.  A Celebração Eucarística de abertura - para a qual tive a honra e a alegria de ser convidado -  será na Basílica de São Pedro, presidida por Sua Santidade e  concelebrada por diversos Cardeais,  Arcebispos e Sacerdotes de vários países. 

O Ano da Fé coincidirá com a comemoração do 50º aniversário do início do Concílio Ecumênico Vaticano II -  iniciado pela Papa João XXIII e concluído no pontificado de Paulo VI – e com o 20º. Aniversário do Catecismo da Igreja Católica. Ao mesmo tempo, acontecerá a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, de  07 a 28 de outubro, cujo tema é: “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé”.

O Ano da Fé deve ser um tempo de graça, de fortalecimento da nossa fé no Cristo ressuscitado e de renovar o compromisso de cristão, assumido no nosso batizado, de ser   discípulo e missionário de Jesus Cristo.  Deve  ser, também, uma ocasião para o estudo e assimilação dos Documentos do Concílio Vaticano II, e dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica. 

Por isso, é muito importante que nas paróquias e nas comunidades, os párocos, os religiosos e os leigos engajados nas pastorais, promovam encontros  para estudo e aprofundamento dos Documentos do Concílio do Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica.  

A CNBB está preparando uma coletânea de textos do Papa Bento XVI sobre o Ano da Fé e promovendo a publicação dos Documentos do Concílio Vaticano II, do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio do Catecismo, em edições com custo mais acessível ao povo. 

Aproveito a oportunidade para convidar todos vocês para participarem da Novena em louvor a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil,  que acontecerá no Santuário Nacional, de 03 a 12 de outubro, com o tema: “Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria”. Igualmente, quero convidar todo o povo da Arquidiocese para a novena e festa de Santo Antonio de Santana Galvão, a ser realizada no Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, de 16  a 25 de outubro. O tema central é: “Santo Antonio de Sant’Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã”. Participem! (confira programação completa nesta edição).  

Caros leitores, como podem perceber, outubro será, especialmente, um mês de muitas graças e de acontecimentos importantes para a vida da Igreja.   Vamos, pois, nos unir em oração, rogando a Deus, por intercessão da Mãe Aparecida e de Frei Galvão, para que o Ano da Fé produza os frutos desejados pelo Papa Bento XVI e para que seja verdadeiramente um tempo propício para o aprofundamento da fé  no Cristo ressuscitado e para um renovado ardor  missionário. 

Um comentário:

  1. Buongiorno Cardinale Raymundo Damasceno, sto per pubblicare sul mio Blog http://armellin.blogspot.com una lettera-articolo per la Presidente del Brasile Dilma Rousseff,è un testo che pubblico per l'Anno della Fede e lo scrivo dall'Italia, da Pompei, dal Santuario della Beata Vergine del Rosario di Pompei. La lettera per il Presidente Dilma è un contributo prezioso per l'Anno della Fede e l'America Latina. Lei può pensare ad un incontro con il Santuario di Pompei per unire le forze e creare in questo Anno della Fede affidata da Mons. Rino Fisichella alla Madonna di Pompei, creare un momento forte per il Bene di tutto il Mondo. Sono sicuro che quando riceverete per primo la mia lettera per la Presidente Dilma capirete cosa fare.
    Pace e Gioia
    Stefano Armellin
    http://armellin.blogspot.com
    Pompei, venerdì 2 novembre 2012

    ResponderExcluir