quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Festa de Todos os Santos


Em novembro, a Igreja do Brasil celebra duas datas importantes: a Festa de Todos os Santos e o Dia de Finados.

A Festa de Todos os Santos teve início no século IV e era dedicada somente a memória dos mártires. Mais tarde, tornou-se uma celebração em honra de todos aqueles que viveram nesta vida, fiéis aos ensinamentos de Jesus e já gozam da felicidade eterna. 

Os santos, porém,  não foram pessoas perfeitas.  Durante sua passagem aqui na terra, cometeram suas falhas e tiveram suas limitações,  tal como nós. No entanto, procuraram viver conforme  a  vontade de Deus, em comunhão com Ele,  procurando praticar o bem a caridade, a justiça, semeando a paz e o amor por onde passavam. 

Seja qual for o nosso estado de vida ou classe, somos chamados à santidade, pois é essa a vocação fundamental de todo cristão. “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”. “Sede santos como vosso Deus é santo.”   

Na Festa dos Fiéis Defuntos (dia 02) recordamos, de maneira especial, os nossos entes queridos, que já passaram desta vida terrena para a outra vida. Esse dia não deve ser de tristeza, e sim, um momento propício para dirigir nossas preces pelos que já cumpriram sua missão aqui na terra, mas ainda precisam de purificação para entrar na alegria plena de Deus. 

Acima de tudo, é uma oportunidade de reafirmar nossa fé na salvação e  na vida eterna, pois por meio do batismo, tornamo-nos filhos e filhas de Deus e herdeiros do Reino dos céus. Deus  não nos criou para a morte, mas sim, para  a vida, e  vida em plenitude: “Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e  o coração do homem não percebeu, tudo o que Deus preparou para os que O amam” (1 Cor 2,9).

Peçamos, pois, aos santos, nossos intercessores junto a Deus, que nos ajudem a imitá-los no seguimento de Cristo, a fim de que um dia, possamos chegar à glória eterna e participar, com todos os anjos e santos, da plena felicidade que Deus reserva para aqueles que O amam e O servem aqui na terra. 

Um comentário:

  1. Per il Cardinale Raymundo Damasceno, ecco il link dell'articolo uscito on line oggi :
    http://armellin.blogspot.it/2012/11/13-uscire-dalla-crisi-mondiale-mission.html#links

    ResponderExcluir