terça-feira, 18 de dezembro de 2012

3º Domingo do Advento


O tempo do Advento que nos prepara para a festa da natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo é um tempo de alegria, por isso, este terceiro domingo é conhecido tradicionalmente como o domingo da alegria. 

Tanto a antífona da entrada da missa de hoje, como a oração da coleta, o salmo responsorial, a primeira e a segunda leituras nos convidam  a alegrar-nos esses textos e nos dão o motivo dessa alegria: Alegrai-vos! O Senhor está perto. Dai-nos chegar às alegrias do Natal do Senhor e celebrá-lo com intenso júbilo. 

“Está aqui a razão profunda da nossa alegria: em Cristo completou-se o tempo da espera. Deus realizou finalmente, a salvação para todo o homem e toda a humanidade. Com esta íntima convicção, preparemo-nos para celebrar a festa do Santo Natal, acontecimento extraordinário que reacende nos nossos corações a esperança e a alegria espiritual” (João Paulo II).

Na primeira leitura o profeta Sofonias exorta a cidade de Jerusalém a exultar de todo coração, porque “o Senhor teu Deus está no meio de ti. Ele vem  não para condenar, mas salvar”. São Paulo, preso e aguardando a sentença, escreve da prisão aos Filipenses, exortando-os a alegrar-se sempre no Senhor, porque Ele está próximo. Mesmo na prisão e correndo risco de morte, São Paulo não perde a paz e a alegria interiores porque estar próximo de Cristo é a razão de sua vida e de sua morte. 

Não se pode ser cristão e estar habitualmente triste, mal humorado. São João Bosco dizia que um santo triste é um triste santo. A razão de nossa alegria interior não é porque as coisas vão bem em nossa vida, ou  não temos nenhuma dificuldade, gozamos de boa saúde, etc., e sim, porque  Deus nos ama, é nosso Pai e somos seus filhos. Se Ele é por nós, se está a  nosso favor, quem será contra nós! 

Depois que Deus Pai nos enviou o seu Filho que morreu  e ressuscitou por nós,  não podemos duvidar do amor de Deus. Esta é a razão mais profunda de nossa alegria, de nossa paz interior. 

Ao lado da alegria, o evangelho de hoje nos convida também à conversão. João Batista exortava a todos do seu tempo a produzir frutos de conversão para se preparar para a chegada do Messias. 

João Batista não exigia dos seus contemporâneos atos heróicos  e, sim, que saibam partilhar melhor os bens,  sejam mais solidários com os mais pobres, misericordiosos, honestos e não aproveitadores do cargo ou da função que exercem em benefício  próprio, ou de grupos para  cometer injustiças ou violência com outros.

Hoje, em todo o Brasil, é o Dia da Coleta Nacional para a Evangelização. É hora de testemunhar nossa solidariedade, como católicos, para colaborar com a sustentação da missão evangelizadora da Igreja no Brasil. Colabore com generosidade e que Deus lhe retribua com copiosas bênçãos a sua oferta. 

Preparemo-nos para o Natal, aproximando-nos do sacramento da penitência e da Eucaristia como expressão de nosso desejo de conversão e de acolhida a Jesus Cristo que vem ao nosso encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário