sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Abertura da CF 2013 no Santuário Nacional - 13.02.13


Iniciamos, hoje, o tempo da quaresma que se estende até a tarde da 5ª feira-santa. A quaresma é tempo de conversão, isto é, de mudança de vida, tempo de reconciliação com Deus e com o próximo  para que possamos chegar à Páscoa, renovados espiritualmente.

A imposição das cinzas, com a  fórmula: “Lembra-te  que és pó e em pó te hás de tornar”, ou “convertei-vos e crede no evangelho”, recorda-nos nossa natureza humana, frágil, limitada, pecadora. Recebendo as cinzas em nossa cabeça, expressamos nosso arrependimento e ao mesmo tempo o desejo de percorrer nesta quaresma o caminho de conversão, de renovação espiritual que nos levará à alegria da Páscoa, do Cristo ressuscitado que é luz e vida para nós. Na sua carta pastoral “Porta Fidei”, o Papa Bento XVI nos recorda que o Ano da Fé é um convite a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. 

Esta conversão consiste em crer e viver o Evangelho. A imposição das cinzas é um sacramental, não é um sacramento, e seus efeitos espirituais dependem da disposição interior das pessoas que os recebem, como a disposição à conversão, a viver os compromissos batismais para celebrar, renovados espiritualmente, a Páscoa de Cristo e a nossa páscoa. 

Os textos das leituras de hoje e os textos litúrgicos nos chamam à conversão, ao arrependimento de nossos pecados, e à prática de boas obras, sobretudo, de obras de caridade. 

O profeta Joel convida o povo a voltar para o Senhor com todo o coração, e São Paulo insiste com os coríntios: “deixai-vos reconciliar com Deus e a não perder a oportunidade que Deus nos dá.”  É agora  o momento favorável, diz São Paulo, é agora o dia da salvação.

No evangelho de Mateus, Jesus nos adverte que o importante é viver de maneira coerente a nossa fé e nos propõe três práticas penitenciais, próprias da tradição do povo judeu que são confirmadas por Jesus, mas que devem ser cumpridas com sinceridade e sem hipocrisia: a esmola, a oração e o jejum. 

O que Jesus nos pede nesta quaresma é um verdadeiro exame de consciência sobre nossas relações com os outros, a esmola; nossas relações com Deus, a oração, e conosco mesmos, o jejum.  Jesus nos convida a praticar a caridade, a dedicar mais tempo à oração, tendo como fonte a Palavra de Deus a exercitar-nos no domínio de nós mesmos, para vivermos como discípulos de Jesus Cristo.

É importante que cada um faça o seu programa  de vida nesta quaresma para melhor aproveitar este tempo de graça. Cada um deve examinar a sua vida cristã a luz do Evangelho e decidir em que aspectos da vida cristã precisa crescer mais. 

No Brasil, realiza-se neste tempo quaresmal, a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema: “Fraternidade e Juventude”  e lema: “Eis-me aqui, envia-me!”, tirado do capítulo 6º., do profeta Isaías. 

O objetivo geral desta Campanha é: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”. 

Para que isso aconteça, a Campanha propõe como passos os seguintes objetivos específicos: propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Fazemos votos para que a CF seja um importante instrumento de evangelização  e contribua para que os nossos jovens possam tornar-se protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho. 

Um comentário:

  1. *É ... o tema da Campanha da Fraternidade deste

    ano é BEM PROPÍCIO com o ANO DA FÉ que foi

    instituído pelo nosso querido papa Bento XVI !

    *Gostei muito desta frase no início do texto

    : ... a exercitar-nos no domínio de nós mesmos,

    ... Os jovens estão sendo DOMINADOS pelos

    vícios e pela mídia !!! Isso é triste, sério

    e preocupante !!! O.O

    *Observação : tenho 52 anos de idade; sou mãe de

    dois jovens e sou professora-efetiva numa escola

    pública do Estado de SP ! Trabalho mais com os

    jovens do Ensino Médio !!!

    ResponderExcluir