segunda-feira, 15 de julho de 2013

15º Domingo do Tempo Comum - Santuário Nacional

A primeira leitura de hoje, tirada do libro do Deuterônomio nos diz que conhecer, amar e viver a palavra de Deus escrita e contém a lei que Deus nos  deu no decálogo, não é impossível para o ser humano. Esta lei de Deus gravada no nosso coração aguarda somente que a coloquemos em prática, no dia-a-dia da nossa vida. 

O evangelho de Lucas que escutamos oferece, por meio da parábola do bom samaritano, uma aplicação prática da observância da lei de Deus na nossa vida. 

O doutor da lei certamente queria envolver Jesus  numa disputa sobre o que é certo e o que é errado, mas Jesus não caiu na armadilha. Jesus contou uma história do amor a Deus e ao próximo. 
Um doutor da lei, conhecedor da Escritura, fez um pergunta a Jesus: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Como se tratava de um doutor da lei, Jesus simplesmente pede-lhe que ele mesmo responda o que está escrito na Lei. “Amarás o Senhor teu Deus, respondeu o Doutor, de todo teu o coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo.” 

A resposta está correta, retrucou-lhe Jesus, mas Jesus acrescentou algo muito importante: “faze isso e viverás”. Não satisfeito com a resposta de Jesus e querendo desculpar-se, o doutor da lei, querendo envolver Jesus num outro discurso teórico, perguntou-lhe: “E quem é meu próximo?”
Jesus não dá nenhuma explicação teórica, abstrata, mas utiliza uma história muito significativa para tocar o coração daquele doutor da lei. Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu na mão de assaltantes 

A região é deserta e ali jaz um homem desconhecido e quase morto. Dois homens, um levita e um sacerdote, funcionários do templo de Jerusalém, veem o homem e passam adiante. Um samaritano, que para os judeus era considerado estrangeiro, impuro, inimigo, passando em viagem por aquele lugar, viu o homem caído à beira da estrada, não só se  aproximou-se e sentiu compaixão daquele homem, mas prestou-lhe os primeiros socorros e o levou a uma pensão, onde cuidou dele e pagou todas as despesas do tratamento.
Jesus concluiu a história fazendo ao doutor da lei uma pergunta: “na tua opinião, qual dos três foi próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”. Ele responde, e mais uma vez  acerta: “Aquele que usou a misericórdia para com ele.”

O doutor da lei  sabe tudo o que ele quer e deve saber. Mas falta-lhe o principal, por em prática o seu conhecimento,  ou em outras palavras, viver da maneira coerente com seu conhecimento da Lei de Deus. É o que lhe diz Jesus: vai e faze a mesma coisa.

Caros irmãos, o nosso próximo é cada pessoa humana, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, credo religioso. O amor é uma experiência de gratuidade e só assim ele é amor de verdade e gratificante. Não basta conhecer a lei de Deus, é necessário colocá-la em prática. Peçamos a Deus a graça de conhecer o que devemos fazer e a força para praticá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário